terça-feira, 24 de novembro de 2009

Guns don't kill people. I kill! (Calma... É só um pouco de cólica)



A natureza é engraçada! Nós mulheres, ao longo dos anos, somos chamadas de o ‘sexo frágil’. Até entendo e aceito, de certa forma... Mas como sermos chamadas de sexo frágil quando somos tão fortes na hora da dor? É, porque parece que o Pai fez com gosto, olhou para a mulher e disse: ‘Mulher sofrerás com a dor de amor, com a dor de cabeça quando teu marido quiser fazer amor depois de fazer uma besteira, com a depilação, com a manicure que vai te tirar alguns ‘bifes’, com a dor do parto... e com a CÓLICA MENSTRUAL.’ Caramba Deus, podia ter pego mais leve!
Não sei se as mulheres que lêem meu blog concordam comigo, mas tem coisa pior que a tal da cólica menstrual? Tudo bem que eu também não suporto a dor, momentânea, da depilação com cera quente. Lá se vão 15 e não me acostumei com ela ainda... Mas deixemos essa dor de lá lado porque a dor aqui é outra. Minhas cólicas têm se tornado terríveis. Os anos passam e não me acostumo com elas. Na verdade eu nem sei explicar!
O período menstrual de uma forma geral, embora seja uma dádiva feminina, é um verdadeiro transtorno. Primeiro que a inconstância de nossos hormônios nesse período altera nosso humor de forma violenta. Acreditem, nem nós nos reconhecemos. Nesse período dobramos de peso, o que já motivo suficiente para acabar com o dia da mulher moderna, sempre tão ligada as dietas da moda. Mas, ficamos totalmente inchadas e, homens acreditem, isso incomoda muito. Não só pelo fato de ‘naquela’ semana não conseguirmos entrar em nosso jeans ou saia predileta. Ficamos pesadas, lentas e doloridas. Tudo incomoda, desde andar até a insensibilidade dos outros. Os seios também nos torturam, parece que não conseguimos acomodá-los no sutiã que até a semana passada te dava uma sensação de poder. É, nós mulheres temos isso, usar um sutiã ou um jeans que nos faz sentir poderosas. Mas no período menstrual esqueça tudo isso. Somos capazes de matar ou de morrer. A coisa é tão séria que, hoje, o código civil brasileiro tem um parágrafo que trata de mulheres que cometem crime nesses períodos. Hoje a justiça entende que, em boa parte das vezes, e por conta da alteração hormonal que sofremos, não podemos ser totalmente responsabilizadas por um crime que cometemos. Não respondemos por nossas faculdades.
Pra mim a coisa é ainda pior. Não posso tomar esses remédios apropriados para cólica, principalmente os que acabam em ‘AM’ (buscopAM, atroverAM, ponstAM...etc.), eles baixam minha pressão e os outros não são tão eficazes assim. Resultado, são anos tentando lidar com ela. Com toda essa ‘briga’ hormonal que acontece dentro da gente, o nosso humor é afetado. Eu vou da irritabilidade com nada a sensibilidade extrema. Fico insuportável. Nem eu me aguento e acaba que quem está a meu lado sofre junto. Coisa doida isso! Tem períodos que pareço uma pitbull fêmea em TPM, pronta para matar, em outros momentos estou me acabando em lágrimas, por qualquer motivo...até com propaganda de merthiolate. É a morte!
Homens, embora eu saiba que é um período difícil para vocês também, entendam que para nós é muito pior. Até porque, parece que nada parece justificar o nosso destempero. O que passamos é torturante! Talvez se Deus tivesse feito com que vocês sentissem, pelo menos uma única vez em suas vidas, o que sentimos nos compreendesse melhor e não saíssem por aí achando que somos loucas. Tudo bem, justiça seja feita! Alguns homens são de uma compreensão absurda com as mulheres nesse período. Eu tive a sorte de conhecer alguns!
Não existe receita para enfrentar esse período. Cada mulher passa por ele de uma forma diferente, com reações diferentes, com irritabilidades diferentes, mas ainda assim horríveis. Um pouco de compreensão, carinho, cuidado com as palavras, uma boa massagem, bolsa de água quente e chocolate são uma boa pedida. Não resolve o problema, mas ameniza um bocado. No mais, são só por alguns dias!
Bem...enquanto vocês se distraem aí lendo o texto, eu vou ali tentar entrar na calça jeans e fazer com que os cachos dos meus cabelos fiquem no lugar em que devem ficar. E rezar pra eu não morder ninguém até isso passar. Fazer o quê, mês que vem tem mais mesmo!
Srta. 'com cólica' Marinho

Nenhum comentário: