terça-feira, 10 de novembro de 2009

Caloooooooor...




Por que tanto calor? Castigo? Só pode ser! Eu e Recife ardemos no fogo, que se não é o do inferno está bem próximo de ser. Sem exageros! A metáfora é mais do que verdadeira. Acho que alcançamos os 43º em plena primavera. Ora, é claro que alcançamos! Somando os 39º dos termômetros ao asfalto, ao efeito estufa e ao ventilador capenga que insiste em me encarar os 43º passaram batido por aqui. E já me ponho a sonhar com o frio que há pouco tempo torcia para acabar de uma vez.
Por que somos assim? Agora a pouco assisti um documentário sobre um casal perdido na neve e corri ao congelador para pegar umas pedrinhas de gelo. Eles sorviam a neve na boca para beber um pouco de água e eu copiava o gesto, quase sem entender porque na televisão essa dádiva parecia um castigo. Nunca satisfeitos. Nunca felizes. O verão finalmente está chegando e não desgrudamos os olhos da previsão do tempo para saber quando é que diabos ele vai terminar.
Por que tanta inconstância? A impressão que dá é que nós mesmos somos culpados pelo tempo passar tão rápido. Quantas vezes eu disse: “Meu Deus, o ano passou num piscar de olhos!” – E passou mesmo. Talvez não tivesse sido assim se eu não passasse o verão esperando pelo inverno e o inverno esperando pelo verão. Se eu não passasse o Natal pensando no feriado de Carnaval. Se eu não enfrentasse o Carnaval fazendo planos para a Páscoa. Se eu não desejasse que o meu aniversário nem existisse. Se eu não ansiasse tanto pelo fim do semestre e pelas férias de julho. Se eu não reclamasse tanto que agosto-setembro-outubro passam se arrastando. Se eu não passasse novembro dizendo: “O Natal já está aí... O ano já acabou. Passou voando!”
Por que precisamos de tanta pressa? Este ano eu cortei o cabelo. Mudei diversas vezes a cor do esmalte. Mudei a dieta. Despedi-me de alguns amigos que foram morar fora da cidade. Saí do emprego... Comecei num novo emprego. E essa coisa toda de despedida, de recomeço, de bola pra frente não é assim tão bonito como final de novela. Por falar nisso, daqui a pouco mais uma novela acaba numa sexta-feira dessas, antes do ano novo chegar. Já.
Por que a pressa? As mudanças são boas. Já escrevi sobre isso em algum momento aqui no blog. O fato é que há sempre algo muito bom em uma mudança. Mesmo quando ela parece a pior coisa do mundo. Nós só não precisamos ser tão ‘esquentadinhos’. Eu sei que a vida é curta. Ah, como eu sei! Acho uma injustiça tremenda essa ‘rapidez’ da vida. Parece trailer de filme bom. Ficamos com vontade que o trailer é que seja o filme. Ficamos com desejo que ele estréie de uma vez. Ficamos loucos para que o tempo passe e... Lá vamos nós de novo.
Por que tanto mal-humor, gente? Esse calor até que deixa os dias mais longos. Fazemos tudo arrastado. Molengas. Sem tanta pressa, mesmo porque o corpo não responde muito bem às ordens do cérebro. O único problema é a torcida para que o dia acabe logo. Para chegar logo em casa. Para tomar um banho e dormir. Mas não deveria ser assim...
O calor é ruim, mas muito pior é ver e sentir o tempo evaporar. Analisando bem, é muita coisa. Deixa-me puxar o ventilador mais para perto. Assim... Nada mal. Viu? Deu até pra terminar de escrever este texto.

Srta. 'morrendo de calor' Marinho

Nenhum comentário: