terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Feliz Aniversário, meu Guerreiro Menino!


Tem aproximadamente 1 mês que ensaio preparar mais um texto para celebrar teu aniversário. Parece que está ficando cada vez mais difícil te escrever... Talvez porque eu fique me policiando, castrando as minhas palavras para não falar tudo que quero, tudo que estou sentindo, tudo que estou percebendo. Então li e reli esse texto milhares de vezes, escrevi e reescrevi outro tanto. Pensei em deletar tudo e simplesmente não escrever nada! Daí lembrei o quão ficaste magoado, e com razão, pelo texto do ano passado. Quer dizer, texto não, pelas três frases malcriadas e ácidas do ano passado. Mas esse tinha que ser especial, afinal de contas é para comemorar seus 40 anos. E são 40 anos de uma vida repleta de boas coisas, bons momentos, de realizações...

Tudo bem, eu sei que detestas a nova idade, mas não podes negar que é especial. Principalmente porque sei que tens muito para celebrar, comemorar... Mas ainda na incerteza do que te escrever, perdida, brigando com as palavras, me peguei ouvindo a música UM HOMEM TAMBÉM CHORA (GUERREIRO MENINO) de Gonzaguinha. Nem sei se conheces a música, se já ouviu alguma vez, mas associei parte da letra a ti, ao teu momento atual, ao que sei sobre ti. Em como tenho te visto, um homem que também chora, que nos últimos 5 anos não teve medo de demonstrar fraqueza, fragilidade, medo, insegurança... Que não teve medo de se desesperar! E ao mesmo tempo como um guerreiro menino que luta, que supera e se supera, que sabe sorrir, se diverte plantando bananeira no meio do expediente, defende aqueles que ama, sabe fazer sorrir as pessoas que, como eu, o amam da forma mais despretensiosa do mundo. E que reage porque sabe que é melhor sorrir!

Dos teus 40 anos, eu faço parte dos últimos 5 anos. E nesses últimos 5 anos, até porque só posso falar deles mesmo, muitas coisas aconteceram. Foram 5 anos de uma intensidade... Pode até ser que alguns não tenham sido lá os melhores, mas certamente não foram os piores e muitas coisas boas aconteceram. Sempre que deixaste, eu participei desses bons momentos, te consolei em alguns maus, brigamos em outros, mas sempre soubemos reconhecer a importância que temos na vida um do outro. Tu és um dos melhores presentes que Deus colocou em minha vida e agora estou aqui tentando traduzir em palavras o quão deves celebrar a data.

Acredito que aos 40 anos tu realizaste coisas que algumas pessoas com o dobro de tua idade não realizaram. Viajaste, conheceste pessoas, amaste, não foste amado, foste amado e não reconheceste o amor que te ofertaram. Construíste tua vida profissional e pessoal. Honraste teu pai e tua mãe. Tens um filho maravilhoso que, só ele, já justifica a tua existência. Só ele já justifica o quão és grande, maravilhoso e especial. E daí que passaste por maus momentos? E daí que algumas pessoas tenham te traído? E daí que, em certo momento, tu tenhas sentido medo ou raiva? Isso tudo faz parte da nossa natureza, nos ajuda a crescer, amadurecer. Pensar nisso tudo deveria te fazer olha no espelho, se reconhecer com 40 anos e ficar muito feliz. Eu fico feliz por você e pelo homem que és e pelo que hoje representas em minha vida.

Hoje mais do que nunca te vejo como o homem da canção de Gonzaguinha. Hoje mais do que nunca te amo, te respeito e fico feliz por tê-lo em minha vida. Hoje eu te olho, me orgulho e reconheço esse homem que és... Um homem que hoje não tem medo de chorar, de se desesperar quando vê que castraram seus sonhos, suas expectativas, sua confiança, que não tem medo de dizer que sofre. Porque homens também choram! Orgulho-me mais ainda do guerreiro menino que vejo em você, e que é de uma simplicidade, de uma generosidade, de uma humildade sem tamanho... Que não tem medo de reconhecer e admitir que errou, de voltar atrás e pedir desculpas, de sorrir e fazer sorrir. É teu aniversário, mas acho que o maior presente foi dado a todos aqueles que podem gozar de tua companhia, de tua amizade, de tua presença em nossas vidas. Ainda não perdi a esperança de um dia celebrar a teu lado, de um dia olhar em teus olhos e dizer o quanto sou feliz por tê-lo por perto e do tanto que te quero bem.

Não sei se consegui expressar exatamente o que eu queria com esse texto, não sei se vais gostar como sei que já gostou de outros... Também não quis fazer um texto parecido com os anteriores e descrever aqui situações pelas quais já passamos. Fiz um texto diretamente para ti... As palavras aqui escritas são a tentativa, quase infantil e romântica, de não deixar que esqueças o quão és importante para mim. O quanto a data de teu aniversário é importante para mim e que todos os dias eu agradeço pela tua vida. Defenderei e lutarei por tua felicidade, mesmo que hoje as coisas pareçam estar estranhas. Confio em Deus e no tempo dele para que as coisas se acertem entre a gente. Nos últimos cinco anos passamos por coisas piores e superamos. E que mais 40 anos venham, pois estou certa que muito ainda teremos que celebrar.

Feliz aniversário!


Srta. Marinho


UM HOMEM TAMBÉM CHORA (GUERREIRO MENINO)

(Gonzaguinha)

Um homem também chora
Menina morena
Também deseja colo
Palavras amenas
Precisa de carinho
Precisa de ternura
Precisa de um abraço
Da própria candura
Guerreiros são pessoas
Tão fortes, tão frágeis
Guerreiros são meninos
No fundo do peito
Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sono
Que os torne perfeitos
É triste ver meu homem
Guerreiro menino
Com a barra do seu tempo
Por sobre seus ombros
Eu vejo que ele berra
Eu vejo que ele sangra
A dor que tem no peito
Pois ama e ama
Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz

Nenhum comentário: