quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Carta de Papai Noel (Sim, ele fez questão de me responder)


24 de dezembro de 2009! Mais uma véspera de Natal. Não tem sido dias lá muito fáceis, mas tento de todo jeito manter uma centelha de esperança em mim, nas pessoas, na data... Hoje acordei tentando manter essa esperança de forma até infantil, quis acreditar que nesse Natal meu espírito de Natal não me abandonaria e que Papai Noel me daria uma trégua. O problema é que é pedir demais para esse ser tão cretino que, angelicalmente, é chamado de O BOM VELHINHO. Bom velhinho pra quem? Acho que nem para as renas... Mas esperança é a última que morre e eu quis acreditar nele.

Involuntária e, quase, inocentemente eu lhe escrevi uma carta, como nos anos anteriores. Meu pedido foi o mais simples do mundo, não pedi nada de extravagante... Até porque boa parte das coisas que eu desejei esse ano conquistei sozinha. Para ele repeti o pedido de anos anteriores. Escrevi e não contei a ninguém, fiquei quieta esperando ansiosa a resposta. Quase acreditei que dessa vez eu seria atendida e pensei: ‘DESSA VEZ VAI’. Mas além de me tomar o presente aos 45 minutos do segundo tempo, o cretino não perdeu a chance de responder.

Eu ainda dormia quando chegou a correspondência, colocaram o suntuoso envelope por baixo da porta do meu quarto. Gelei quando vi o remetente. Foi um misto de esperança, emoção e medo que me dominou. Ao abrir tinha até a singela foto acima, carta que dizia assim:

“Querida Thalita,

você não desiste nunca, não é? Admiro pessoas persistente em seus desejos, mas no seu caso já está se tornando um caso crônico de burrice. Está se tornando uma tradição as cartas que me envias. Chego a ficar ansioso para que essa época do ano chegue e eu receba carta tua. Mais uma! Até organizamos um evento aqui no Pólo Norte, ao chamamos de DIA DA COMÉDIA. Tudo em sua homenagem! Veja quanto prestígio.

O evento entrou mesmo para o calendário oficial. Reúno os meus ajudantes, as renas, Mamãe Noel, temos apresentações de grupos locais, comidas típicas... Mas o ápice da festa é quando peço 1 minuto de silêncio para que possa ler em alto e bom som sua carta para todos. Encerramos o evento com uma bonita queima de fogos de artifício e rezamos pedindo que no ano seguinte tenhamos a chance de celebrar mais uma vez, graças a você.

É admirável a forma como escreves. Tens uma sagacidade, uma coerência textual incrível. Deves se orgulhar bastante, afinal são poucos os que gozam desse dom. Mas o fato é que o que desejas e me pedes insistente, a pelo menos 3 anos, não vai se realizar. Por melhor que seja e te comportes, esse privilégio de ter um desejo atendido não terás nunca.

Quem pensas que és? Já não te basta ser uma mulher inteligente, gozar de certa beleza, ter um emprego... Ainda queres ser amada por ele, feliz ao lado dele? Contente-se garota! Disso não és merecedora e nunca o serás. Acredito que nem com ninguém. Contente-se em ser a segunda, terceira, quarta... opção dos outros. E daí que você se comportou? E daí que foi leal, amiga, generosa? E daí que manteve seu coração puro? Não se pode ter tudo na vida e já tens inteligência! Chega, não é? Deixe ser otária!

Para terminar, já que acabei perdendo um tempo precioso para te responder, e tendo em vista que me amolas tanto com tuas cartas ridículas, quero te fazer um pedido. Por favor, não deixe de enviar tuas cartas nos anos que virão, afinal de contas não quero deixar de levar felicidade aos meus com o Dia da Comédia.

Gentilmente,

Papai Noel - O bom velhinho


P.S.: Esse ano o seu Espírito de Natal esteve aqui comigo e pediu que te avisasse que ele também não vai aparecer. A época coincidiu com as férias dele. Então não o amole também. E para que não aches que sou tão mal assim, segue uma foto minha, que preparei especialmente para ti. HO HO HO! "


Srta. Marinho

Um comentário:

Thalita disse...

É amiga...e parece que nem as escolhas eu sei fazer. Quisera eu acreditar em orações, mas é difícil quando se perde a fé em tudo.

Beijo.