quarta-feira, 4 de março de 2009

Convivo com o medo de morrer e ele me fascina. diz:
vc nunca erra ?

“vc nunca erra?” – Desde a última vez que falei com Ricardo, falei é até uma forma simpática, mas corrigindo... Desde a última vez que tive uma conversa mais ‘inflamada’ com Ricardo, ele vomitou essa pergunta em mim, fiquei remoendo-a em minha mente. Claro que no momento eu despejei sobre ele meio mundo de palavras malcriadas, elas andam cada vez mais afiadas quando com estou raiva, mas achei que caberia uma resposta a ser publicada aqui. Então, garoto, esse é diretamente para você. Era uma resposta que você queria, é uma resposta que vou te dar.

* * *

Ricardo,

claro que eu erro! Todos nós erramos e eu não sou diferente das demais pessoas. Sim, porque eu já errei, mais de uma vez, menos que muitas, mas errei. Serei só eu dona do erro? Não pode ser.

Olho em volta e erros não faltam, não podem ser apenas feitos por mim, há mais quem erre. E sim, errar é humano, eu sou humana e vivo num mundo de humanos, isso quer dizer que todos erramos, certo? Certo! Óbvio! Mas confesso que cada vez mais eu tento ser cuidadosa com os meus erros, principalmente quando quem está do outro lado, a receber o meu humano erro, é alguém de quem gosto muito, de quem preso amizade, convivência, carinho... Então, até um silêncio e quietude minha, na maioria das vezes mal interpretada e debochada, é só a tentativa humana de não errar. Não errar no momento errado, com a pessoa errada.

Em cada esquina pode estar um erro, em cada pessoa há um erro, em cada lugar há um erro, há erros em todos os lados e não um único a cometê-los. A natureza do nosso erro pode ter diversos motivos, pode não ter se quer motivo, mas não deixa de ser um erro. Normalmente se assumimos um erro é porque magoamos, mesmo sem pensar nas consequências, uma pessoa ou várias... E essa dor causada não pode ser esquecida mas poderá ser aliviada com um simples "desculpa-me...". Embora não se esqueça, a intenção está lá! Impressa nas palavras, nas atitudes e no próprio fato de assumir que se errou.

Errar é humano, vamos continuar errando, mas de forma consciente, há erros que nos machucam, que nos fazem chorar, que nos fazem sangrar, que nos fazem perder o chão. Mas há os erros que nos fazem crescer, e sinceramente, eu vou aproveitar!

Quero com os erros que cometi, com os que cometo e com os que ainda vou cometer, aprender, vou mais tarde perceber que errar não faz mal, fiz sem querer, aconteceu sem perceber, mas no final eu aprendi, e isso é tão grande e forte que as vezes até dá vontade de continuar a errar. Seria então querer errar um erro?
Bem, mas como você mesmo gosta de usar, para cada novo erro seu, PERDOA, EU SOU HUMANA!

Srta. 'errada, porém humana, Marinho

Nenhum comentário: