sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

"Das cinzas fui batizado, CORDEL DO FOGO ENCANTADO"


Na madrugada da terça-feira de carnaval para quarta-feira de cinzas quando o ‘encantado’ Lirinha subiu ao palco com seu Cordel estradeiro, entoando ‘PEDRINHA MIUDINHA...’ a atmosfera do RECBEAT – Pólo Mangue do carnaval se transformou. Lirinha apareceu mais encantado e emocionado que de costume. Exatamente naquela madrugada o Cordel do Fogo Encantado completava 10 anos de existência. E o vocalista relembrava disso a todo instante, sempre com a voz embargada.
Lembro-me quando o Cordel surgiu ‘perdido’ pela Rua da Moeda com um vocalista performático, seu pandeiro eletrizante e alfaias ensurdecedoras. Era uma mistura de literatura de cordel, cantos de terreiros e muita cultura, e história, pernambucana.
A data acabou colaborando para que esse show tenha sido um dos melhores já feito pelo Cordel, com direito a bis e declaração entusiasmada de Lirinha anunciando que não queria sair do palco. O público pra variar estava empolgado e em grande coro cantou todas as canções. Não deixou de ter o velho chamado para que a chuva viesse, e ela veio, tímida e discreta, sabia que aquele não era o dia dela... E no melhor estilo Cordel, teve até frevo da década de 30 dos irmãos Valença.
Já perdi as contas de quantos shows de Cordel eu assisti, mas esse sem dúvida foi um dos mais marcantes e emocionantes. Melhor ainda saber que, como fã, eu faço parte da história dessa banda e me delicio com as músicas, levadas, chamados... E sim, sinto-me das cinzas, também, batizada.
Srta. Encantada Marinho

Nenhum comentário: