domingo, 3 de maio de 2009

Saudade [vírgula]



Já falei diversas vezes sobre saudade em meus textos... Mas é sempre um tema recorrente. E há dias em que acordo com uma saudade que aperta o peito outras vezes a saudade me enche de alegria e me faz sorrir por qualquer coisinha...
Descobri que 30 de janeiro é o Dia da Saudade. Mas sinceramente saudade nem precisava de dia, todo dia sentimos saudades de alguém ou alguma coisa e até de nós mesmos. Mas tem dia e não poderia passar em branco, nada mais poético. Sempre que escrevo sobre saudade me lembro de uma série de livros, poemas, músicas, definições dos mais diversos dicionários, sobre o tema. Em uma dessas ‘fuçadas’, li em algum lugar que saudade não tinha cor, cheiro, credo, classe social... Discordo totalmente. Nada tão repleto dos nossos cinco sentidos do que a saudade. E quando menos esperamos, ela chega para todo mundo.


SAUDADE segundo o Aurélio é “Substantivo feminino - Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.”


Adoro! Nada mais substantivo do que a saudade ser feminino. Melhor dizendo, acho tão próprio do gênero feminino sentir saudade e gosto de senti-la, até porque não associo à tristeza propriamente dita e sim a uma doce melancolia. Quando a saudade aperta e por consequência as lembranças vão chegando de mansinho, sempre tenho uma vontade esquisita. Sempre penso em como seria bom voltar a um dia no tempo com determinada pessoa sabendo o que sei agora. O último abraço na minha mãe, a última vez que vi meu pai ficar feliz com uma conquista minha, ter dito “eu te amo” para o meu avô quando ele foi colocado na ambulância para nunca mais voltar, ter perdoado o primeiro amor que por inexperiência, assim como eu, ainda não sabia amar, dormir com a sensação de paz inigualável no peito dele somente mais uma vez, o último olhar que lançamos um ao outro com um cumplicidade sem fim, a última palavra, despretensiosa mas totalmente feliz, trocada com aquele que é o motivo da minha saudade hoje. Pescar da infância o melhor dia e vivê-lo de novo. Saudade não coloca ponto final nas coisas, enche-nos de reticências, vírgulas...Para cada saudade que sinto, que tenho, queria ter um dia... Um dia para cada pessoa que me foi tão cara, tão rara, tão querida, pessoas que foram embora, outras que mandei embora, algumas que gostaria de ter conhecido melhor. Um único dia com cada uma delas, para aproveitar com a intensidade do sabor das coisas findas/ muito mais que lindas /estas ficarão...como escreveu o poeta e me atrevo a dizer: ficaram.

Srta. 'morrendo de saudade' Marinho.

Nenhum comentário: