quinta-feira, 22 de outubro de 2009

AGORA EU SEI 2 (ou Porque eu também tenho meus dias de bruxa má!)

Continuo amando uma boa leitura e mais ainda o mundo que se abre quando me deparo com um dicionário. De novo ele me fez aprender, na prática, uma série de novas palavras. Claro que algumas ele aplicou erroneamente, concordo que outras me caíram de certa forma bem, mas tem umas que foram feitas sob medida para ele. O não aceitar a minha opinião, o não aceitar que eu tenho tanto direito de ser malcriada quanto ele, o direito de reagir de forma inteligente e irônica à ‘agressividade’ e estupidez com a qual por vezes ele me trata. Acho que é uma coisa de ego! É, porque parece que ele desconta em mim, profere a mim, as palavras que ele nunca teve coragem de destilar para cada uma delas que o fez de pato, que o passou a perna, que o enganou da forma mais traiçoeira. O problema é que ele esqueceu que eu não tenho a obrigação de ouvir nada calada. A minha inteligência não me permite.
Vejam as novas palavras que ele me fez aprender:

ARROGÂNCIA – 1. ATO OU EFEITO DE ATRIBUIR-SE A SI DIREITO; PODER OU PRIVILÉGIO. 2. INSOLÊNCIA; ATREVIMENTO (Essa sou eu, atrevimento puro). 3. ORGULHO; VAIDADE.
EMPÁFIA – ORGULHO VÃO, SOBERBA; ARROGÂNCIA. (Orgulhosa eu? Não muito. Você é o orgulho em pessoa! Talvez eu seja só um pouquinho, mas culpa do meu atrevimento.).
ESTUPIDEZ – 1. FALTA DE INTELIGÊNCIA; BURRICE. 2. BOBAGEM, ASNEIRA. 3. GROSSEIRIA; BRUTALIDADE. (Ops... Lembra alguém? Acho que nós dois sabemos bem.).
ESTÚPIDO – 1. QUEM NÃO É INTELIGENTE; PESSOA BURRA. (Tudo bem, a burrice não é total, sabemos bem ao que estou me referindo. Temporada de caça ao pato já está aberta?) 2. que não é inteligente, burro. 3. BRUTO, INDELICADO, GROSSEIRO (Parece que aqui foi feito sob medida pra ele. Lógico só se aplica em relação à mim. As vezes acredito que por pura maldade e diversão.). 4. MUITO TEDIOSO; ÁRIDO. 5. PRÓPRIO DE QUEM NÃO É INTELIGENTE, TOLO, DISPARATADO.
GROSSEIRO – 1. de má qualidade; ordinário. 2. MAL-EDUCADO; RUDE. (Definitivamente devia ter o nome dele na definição. Mas o que me incomoda e decepciona mesmo, é que ele só é assim comigo e não com merece de fato. ‘Quac!’) 3. obsceno. 4. primário, elementar.
GROSSERIA – 1. DESCORTESIA; INDELICADEZA. 2. MAUS MODOS. (Já senti mesmo na pele isso tudo.)
GROSSO – 1. roliço. 2. espesso; encorpado. 3. grande; volumoso. 4. de diâmetro largo. 5. MAL-EDUCADO; INDELICADO; GROSSEIRO. (Hã? Achei que fosse encontrar o nome dele na definição) 6. grave. 7. com intensidade; com força.
PREPOTÊNCIA – 1. ABUSO DE PODER OU DA AUTORIDADE; despotismo; TIRANIA. 2. EMPÁFIA. 3. DOMINAÇÃO. (Tem certeza que sou assim? Acho que está aplicando a definição à pessoa errada.).
PREPOTENTE – 1. PESSOA QUE ABUSA DO PODER OU DA AUTORIDADE; despótica; TIRANO. 2. MUITO PODEROSO ou OPRESSOR. 3. QUE REVELA PREPOTÊNCIA. (Definitivamente não é comigo. Não achou mais parecido com você, em relação à mim? Mas só á mim.)
O dicionário continua sendo muito esclarecedor, não é mesmo? E como eu tenho dito outras vezes, pouco me importa o que ele vai achar. Estou com raiva, magoada, machucada e me sinto no direito de me defender. De dar-lhe uma resposta à altura. E sei que sou, quando quero, e estou sendo agora, bem cruel com as palavras. Mal de mulher inteligente! Há alguma inverdade nisso? Acho que não. E como bem conhecemos a lei da física, toda ação requer uma reação. Estou apenas reagindo, chega de tanta passividade querido. Também tenho meus dias de bruxa má!

Srta. 'destilando veneno' Marinho

Nenhum comentário: