domingo, 18 de julho de 2010

Esperando a hora do embarque...

Daqui a aproximadamente 10h, e passados 5 anos, eu estou chegando ao Rio de Janeiro para passar 16 dias de férias. Nem parece que já faz tanto tempo assim desde a última vez que eu estive na Cidade Maravilhosa e voltei ao Recife dizendo que lá não voltaria mais. Nunca mais! Mas há algo forte, inexplicável que sempre me remete à terras fluminenses. No fundo sempre houve o desejo quase involuntário de voltar e (re)fazer caminhos por onde passei sem perceber, admirar a paisagem, ver o pôr do sol no Arpoador, beber uma água de coco na Lagoa, fazer compras em Madureira, comer um doce da Colombo, orar em agradecimento aos pés do Cristo, dançar um bom samba na Lapa...

Então, eis que essa semana, comentando que eu andava sem inspiração para escrever, um amigo sugeriu que eu escrevesse sobre essa viagem. Escrevesse sobre as expectativas que estou sentindo em relação a ela. Não sei se são bem expectativas, pois quase sempre quando as criamos, elas chegam acompanhadas de frustrações! Mas... Já faz algum tempo que planejo ir ao Rio, mas só decidi colocar em prática agora! Comprei a passagem, arrumei a bagagem, preparei o coração e lá vou eu... Contactei meu amigo Washington, que vai me hospedar, e lembrei das palavras dele que sempre me disse, desde que nos conhecemos, que eu tenho a cara e energia do Rio e que lá é o meu lugar! Hoje ele não é o único a me dizer isso.

Não sei bem o que me espera lá ou mesmo o que espero além de gozar minhas férias da melhor forma possível. Espero ter tempo de conversar com meu amigo, colocarmos a vida em dia antes que ele parta para sua, também esperada, viagem de férias. Espero ter tempo de conhecer lugares que trago em mente, de conhecer os amigos que fiz e ainda não conheço pessoalmente e trocarmos o tão esperado abraço, compartilhando bons momentos e sorrisos. Há certamente alguém especial que espero encontrar lá e conversarmos bastante.

Quero suar feliz num samba, me banhar nas águas geladas de alguma praia carioca, tomar mate gelado, tirar fotos de tudo, percorrer as ruas sentido o cheiro da cidade e a energia dos cariocas. Entender a ‘malandragem’ que o povo carrega em sim e os fazem imensamente felizes e contagiantes...

Mas antes de tudo, quero me encontrar! É esse o principal motivo da viagem. Estou indo ao Rio para me encontrar. No mais, as tais expectativas, serão criadas ao passo dos dias e dos acontecimentos. Quero apenas a paz de viver um dia de cada vez e constatar que ‘o Rio de Janeiro continua lindo...’

Até daqui a pouco Rio!

Srta. Marinho


Nenhum comentário: