quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Supermercado? Amo!



Quando comecei a ajudar na administração da casa dos meus pais, umas das responsabilidades que peguei para mim foi a de fazer as compras. Confesso que é uma das coisas que mais gosto de fazer, dentro desse universo adulto cotidiano. Adoro ir ao supermercado! Percorro todos os corredores, olhos todos os itens. Tenho minhas preferências, claro e elas são os temperos. Fico horas se me deixarem, na prateleira de temperos e se pudesse, compraria todos!
Enfim... Pra quem adora cozinhar, como eu, ir ao supermercado é uma delícia. Mas você já reparou que quase sempre você volta pra casa com alguma coisa a mais do que pretendia comprar? Você não entra em um supermercado. Você entra em um centro de armadilhas para consumir, gastar e levar o maior número de coisas possíveis. Os supermercados laçam mão de alguns truques para nos convencerem a levar sempre algo mais ou os itens mais caros e isso é fácil de identificar. A começar pelo carrinho de compras. Isso é a primeira coisa que vemos ao entrar num supermercado. E eles são sempre grandes e espaçosos. As cestinhas de compras, menores, ficam na parte de dentro do supermercado. Ou seja, quando as encontra já pegou um carrinho e dificilmente o abandonará.
Já reparou que toda entrada de supermercado, e há apenas uma, é pelo lado direito? Com exceção de, alguns poucos, supermercados mais antigos, que não dá para mudar a estrutura da loja. O lado direito é padronizado para criar um circuito para o cliente percorrer.
A pressa é nossa inimiga sempre. Lembre-se disso quando entrar no supermercado. De cara já vemos as frutas, verduras e alimentos frescos. Ficam logo na entrada porque o nosso cérebro vê esses alimentos frescos como algo prazeroso... Perdemos alguns minutos vendo e escolhendo esses alimentos e de certa forma isso nos acalma, nos faz reduzir um pouco da pressa. Se não tivesse essa área, certamente passaríamos direto pelas primeiras prateleiras. Outra estratégia para fazer você andar bem devagar no supermercado são os corredores estreitos. Geralmente dois carrinhos são suficientes para congestionar o corredor e fazer com que você ande devagar e repare nos produtos ao redor.
Já reparou que em todo supermercado toca uma música de fundo? Pois é, música é um forte aliado. Além de deixar você relaxado, ela atua no seu cérebro para induzir você a comprar algo. Com uma música francesa ou italiana você tende a querer comprar mais queijos e vinhos. Com músicas alemãs, os vinhos da Alemanha tem maior saída. Um samba ou pagode te induz a querer comprar mais cervejas, refrigerantes, carne para churrasco. Assim como músicas de filmes famosos são usadas para desovar o estoque de pipocas, salgadinhos, chocolates e outras guloseimas que um bom filme em DVD em casa pede! E o melhor é que, mesmo depois disso tudo, as pessoas ainda vão dizer que NÃO foram influenciadas pela música. Você compra sem perceber.
Até sua estatura vale dinheiro no supermercado. Sabia que os produtos que ficam na altura dos olhos nas prateleiras são os mais nobres e caros de um supermercado? E as empresas pagam caro para colocar seus produtos ali. Os mais baratos ficam na parte de baixo, quase no chão, ou nas prateleiras lá de cima. Que, lógico, são mais difíceis de serem vistos. E não se enganem com aquelas ilhas de produtos que ficam no meio dos supermercados. Esses produtos são mais caros, estão ali para chamar sua atenção e como não há produtos semelhantes por perto, não tem como você fazer a comparação e saber se está caro ou barato. As gôndolas de madeira, ornamentadas, cheias de frescurinhas, com determinados produtos são feitas para dar importância a um produto. E esse produto também vai bem mais caro.
E os produtos básicos? Geralmente, os produtos que usamos sempre, como sabonete, arroz, leite, pão estão distribuídos propositalmente para que cada um fique o mais longe do outro. Leite e derivados (produtos que todo mundo consome diariamente,com validade curta e que não podem ser estocados em casa) ficam sempre no final do supermercado. Estão lá para você andar o mercado inteiro! E quando você se vê fazendo a seguinte pergunta: CADÊ AQUELE PRODUTO? O supermercado sempre muda as seções dos produtos. Porque se você, o cliente, se acostumar que o chocolate fica no corredor 6, é capaz de você ir direto para o corredor 6, comprar o chocolate e ir embora. Mas, se eles mudam para o corredor 3, você vai ser obrigado a procurá-lo e percorrer o mercado inteiro para ficar tentado a comprar outras coisas.
Padaria de supermercado é tortura pura! Vamos combinar que cheiro de pãozinho fresco é a pior sacanagem que podem fazer com a gente. Quem resiste a um cheirinho de pão quentinho? Por isso que sempre tem pão no forno e o cheirinho se espalhando pelo mercado... Ah...aqui vale um alerta! Cuidado com algumas promoções. Elas são feitas para desovar produto quando ele se aproxima da data de validade. Eu já cheguei a comprar bandejas de iogurte Nestlé por R$ 2,57 porque a validade expirava em 3 dias. Outra coisa curiosa, é que dificilmente vocês verão produtos por R$2,00 ou R$ 5,00. Verão produtos por R$ 1,99 ou R$ 4,97. Isso é um truque para evitar comparações Peso/Preço. Afinal, um produto de 1kg que custa R$ 2 é fácil comparar quando o concorrente pesa 500g (ele deverá custar R$1). Agora se for R$ 4,97 o de 1 kilo, você se atrapalha todo para calcular e desiste.
Quase esqueço das ‘coisinhas’ gostosas e sem importância. As guloseimas, coisinhas e afins, que você nunca colocaria numa listinha de compras como a revista Contigo! ou aquele TicTac de maracujá, estão sempre expostas na fila dos caixas. Enquanto você espera, você lê as novidade da novela, lembra que você vai pra balada e precisa de uma balinha... e quando menos espera, já comprou toda a prateleirinha. Em supermercados grandes como hipermercados, há também bebidas gelada no caixa. Afinal, você andou muito até chegar ao caixa e tá morrendo de sede!
Srta. Marinho

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