quarta-feira, 19 de agosto de 2009

AGORA EU SEI...



Que eu amo uma boa leitura, aliás, que eu AMO leitura não é novidade para seu ninguém. Gosto mesmo! Esse mundo de letras e palavras me fascina, e como boa aprendiz que sou, me convenço de saber usar como ninguém as palavras. Sejam faladas ou escritas. Mas uma coisa fique bem clara, não as uso para manipular pessoas ou situações, longe de mim fazer isso. Uso as palavras como meu escudo, minha defesa e ao mesmo tempo para me revelar, mas isso é um outro assunto.
Uma das leituras que mais gosto de fazer, desde a infância, é a de dicionários. Sou aficionada por dicionários. Gosto desse universo, de descobrir palavras comuns ao dia-a-dia e,mais ainda, os seus significados, formas de uso. É através dos dicionários que desvendo as palavras que fazem parte do meu cotidiano, e justo na aplicação delas nesse cotidiano que entendo a força e o real significado de cada uma.
Desde a última segunda-feira, quando recebi e-mails de uma criatura meramente insignificante, dissimulada e cínica, e depois de uma densa discussão com uma pessoa a quem eu estimava demais e me ‘traiu’ da forma mais covarde do mundo, essas palavras passaram a ter uma expressão maior.
Foi na prática, no uso que tais criaturas fizeram ao personificar algumas palavras, que descobri o real significado delas. Lógico que corri para o dicionário para confirmar o que de alguma forma relutei em acreditar. Vejam que significados interessantes:

AMIGO – INDIVÍDUO LIGADO A OUTRO POR AMIZADE, COMPANHEIRO, DEFENSOR, PROTETOR, AMÁSIO, AMANTE, ALIADO, ACOLHEDOR, FAVORÁVEL, APRECIADOR (Eita...eu fui tudo isso! Você? Bem, você não gosta de se ‘meter’ na vida de ninguém, nem sabe lidar com essas frescuras.).
AMIGO-DA-ONÇA – AMIGO FALSO, HIPÓCRITA (Carece explicação?)
AMIZADE – SENTIMENTO DE AFEIÇÃO, estima, boa convivência, entendimento.
AMOR – SENTIMENTO DE AFEIÇÃO, atração de uma pessoa por outra; apego; dedicação; entusiasmo; pessoa amada (Tudo isso me parece tão familiar.).
BURRO – quadrúpede doméstico, de grande porte, pêlo duro e várias cores, orelhas grandes; asno; jumento; indivíduo pouco inteligente; diz-se de quem ou do que é pouco inteligente, obtuso; estúpido (Tá tudo bem, por tua causa vou ter que aplicar esse à mim e à você).
CANALHA ( = CRÁPULA) – gente reles, desprezível; pessoa infame; indigna (Relutei em acreditar que você se enquadraria aqui, mas coube direitinho, ela também. Que casal fofo!).
CÍNICO (A) – QUE DEMONSTRA DESCASO PELAS CONVENÇÕES SOCIAIS E MORAIS, PESSOA DESPUDORADA OU SEM ESCRÚPULOS; DESAVERGONHADO (A); SEM PUDOR; QUE DENOTA DESFAÇATEZ (Menino, olha a ‘senhora perfeita’ da vez aqui!).
CINISMO – atitude de quem é cínico.
CONFIANÇA – familiaridade; intimidade; segurança; CRENÇA NOS BONS PROPÓSITOS (Sim, eu acreditei em quem não merecia); esperança; crédito; fé.
CONFIAR – entregar aos cuidados de; comunicar ou contar sob segredo; ter confiança; ter fé; acreditar (Como fui ingênua, acreditei demais).
COVARDE – pessoa medrosa, desleal ou traiçoeira (Mais uma para você).
DECEPÇÃO – desilusão, malogro, desapontamento.
DECEPCIONANTE – que causa decepção.
DECEPCIONAR – causar decepção, desiludir.
DISSIMULADO (A) – fingida, hipócrita, disfarçada (Menino, você atraí mesmo esse tipo de mulher).
DISSIMULAR – ocultar ou encobrir com astúcia, não dar a perceber, disfarçar, fingir (Quando você descobrir a verdade, como fez com as outras, me avisa para eu enviar um OSCAR à ela. Lembra da história da galinha que aprendeu a nadar pra dar ao PATO?)
IDIOTA ( = IMBECIL) – PESSOA IMBECIL, TOLA, IDIOTA, NÉSCIO, ESTÚPIDA, INGÊNUA (Claro que sou eu. totalmente!).
MEDÍOCRE – pessoa de pouco talento, capacidade ou merecimento, pequeno, insignificante; inexpressivo.
MENTIR – ocultar, dizer mentira, iludir, enganar (Justo você, tão avesso a esse desvio).
MENTIRA – afirmação contrária a verdade, falsidade, engano, ficção (Será que foi influência das ‘senhoras perfeitas’ com quem te relacionas?)
MENTIROSO – PESSOA QUE MENTE, QUE TEM O HÁBITO DE CONTAR MENTIRAS, FALSO, ENGANOSO, QUE NÃO É VERDADEIRO (Aqui a lista é bem extensa, mas você, pela perfeição do ato, está encabeçando-a.).
OMISSÃO – falta, lacuna; falta de atenção ou cuidado.
OMISSO – quem não cumpre com suas obrigações ou é negligente; descuidado.
OMITIR – DEIXAR DE CITAR OU MENCIONAR, deixar de agir ou de manifesta-se quando necessário, não atuar (Você tornou-se perito nisso, lembra que me omitiu uma ‘noiva’ quando nos conhecemos?)
PROTEÇÃO – DEDICAÇÃO PESSOAL, AMPARO, ABRIGO, SOCORRO, privilégio ou favor concedido ao exercício de certas atividades (Essa é só pra você ficar sabendo o que significa PROTEÇÃO. Daí eu lembrei que você NUNCA estava lá quando eu precisei.).
PROTEGER – BENEFICIAR, FAVORECER, esconder, DAR PROTEÇÃO, DEFENDER, AMPARAR, PRESERVAR, ABRIGAR (Não, não estamos falando de você.).

Nada mais esclarecedor, não é mesmo? Por isso que eu amo dicionários, porque o que eu não enxergo, eles me mostram. Claro que eu posso aplicar tudo isso a outras pessoas que passam pela minha vida e eu estou tratando de banir. Com tanta coisa ruim no mundo, não preciso ficar com essas coisas para mim.

Srta. 'sem dúvidas' Marinho

Nenhum comentário: