terça-feira, 1 de abril de 2008

VÍCIOS DA ALMA (16)



MENTIR. [Do lat. mentire.] V. int. 1. Afirmar coisa que se sabe ser contrária à verdade; dizer mentira(s). [Sin., bras., SP e RS: queimar campo.] 2. Errar no que diz ou conceitua: Os provérbios em geral, não mentem. 3. Dar uma indicação contrária à realidade; induzir em erro; ser causa de, ou dar margem a engano; iludir: O espelho não mente. 4. Cessar de ser bom, legítimo, verdadeiro, degenerar: Boa raça não mente. 5. Não se realizar; não se concluir; não vingar; falhar. 6. Dizer mentira(s); iludir, enganar: Mentiu à criança, que nunca mais acreditou em suas palavras. T. i. 7. Afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade; dizer mentira(s): "Quem iria garantir que Justiniano lhe mentiria?" (Fran Martins, Dois de Ouros, p. 190.) 8. Não corresponder; faltar, falhar. T. d. 9. Dizer ou escrever mentindo: Viu tudo, e mentiu que não tinha visto nada; “Dizem que finjo ou minto / Tudo que escrevo.” (Fernando Pessoa, Poesias de Fernando Pessoa, p. 238). [Irreg. Conjug.: v. aderir.] ... Dicionário Aurélio

Mentir...tudo bem, todo mundo mente! Eu, você, teus pais, o médico, o poeta, o Papa, o presidente...ninguém escapa. Embora isso seja inaceitável. Mas será que é mesmo? Não, não se preocupem, não vou eu aqui fazer apologia a mentira. Longe de mim uma coisa dessas! Mas que jogue a primeira pedra quem nunca mentiu.
Acho que a principal questão hoje é, até que ponto uma mentira pode ser aceitável? Se é que podemos falar assim... Sei que existem mentiras que são contadas para proteger e outras que são inventadas para machucar. E são justamente essas que me preocupam. Nunca cobrei ou pedi a ninguém, nem posso fazê-lo, verdade absoluta. Mas sempre exigi que me fossem no mínimo sinceros, honestos. Sou daquelas que preferem uma boa, sincera e direta verdade jogada na minha cara a uma mentira dita para me ‘poupar’. Por que o grande problemas das mentiras que me contam é que no final eu sempre descubro.
Não sou santa, nunca fiz questão de sê-lo, mas sou honesta com minhas palavras, com meus sentimentos. Pago um preço alto por ser sincera demais. As minhas mentiras, se assim posso dizer, nunca machucaram ninguém e nem sei se posso chamá-las de mentiras eu diria que estão mais para omissões, que é outra coisa bem diferente. Omito fatos, nomes, acontecimentos...quase sempre para a minha segurança ou de outrem. Para proteger, se assim acreditarem!
A mentira existe desde que o mundo é mundo e que nos fazemos entender por gente. Também não vou ficar aqui levantando bandeiras para que só digam verdades e que exterminem todas as mentiras da face da terra. Faz tempo que deixei de acreditar em contos de fadas! Mas vou seguir implorando que joguem as verdades em minha cara. E estou ciente que uma verdade mal dita pode machucar muito mais do que uma mentira bem dita. A verdade, por certo, irá me magoar, me fazer chorar, ficar triste, mas só por um instante. Depois certamente ela me fará reagir e agir de outra forma. Enquanto a mentira, ela me iludirá por algum tempo, mas depois que eu descobrir a verdade a mágoa pode ser eterna e o perdão impossível.
Plagiando o poeta, MENTIRAS SINCERAS ME INTERESSAM. Se é que vocês me entedem!
Thalita Marinho

Nenhum comentário: