segunda-feira, 20 de julho de 2009

À amizade!


Hoje é dia 20 de julho “O dia do amigo” você sabia? Descobri que ter amigo é muito mais do que eleger-se assim e ter que provar. Percebo, com certa sutileza, que sou abençoada pelos amigos que tenho, com quem posso compartilhar um pouco de mim. Ainda mais em dias atuais em que as amizades estão tão superficiais e passageiras. Algumas por puro interesse descarado em aparecer ao lado de alguém já conhecido do grande público, outras se chegam por interesse financeiro, e mais outras tantas razões que não me deterei em digitá-las.
Escrever sobre meus amigos ou para meus amigos sempre me causou muito prazer. Chegar aos 30 anos me trouxe ainda mais maturidade acerca das coisas da vida e me trouxe uma compreensão fantástica do que é ser amigo e do que ter amigos. Hoje meus amigos me trazem qualidade e não quantidade, agendas lotadas, MSN repleto... Tenho amigos que não conheço por completo, mas o que sei já me preenche, me agrada. Tenho amigos que são amigos, amigos que quero conhecer. Tenho amigos que me ouvem. Amigos que não me ouvem. Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos e não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
Fernando Pessoa uma vez falou: ‘A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências.’
Amigo pra mim é terapeuta de plantão, que não cobra consulta nem pede hora marcada. É irmão que se escolhe, alma do mesmo sangue. Observador crítico de nossas falhas tanto quanto admirador confesso de nossas realizações. Amigo é o que se identifica naturalmente com a nossa procura. É afinidade tão rara de se achar.
Amigo é fundamental. Para jogar conversa fora ou filosofar, viajar no sonho ou cair na real, dar ou pedir um conselho, ver um caminho ou ver-se no espeho. Amizades contam-se nos dedos de UMA mão. Fortalecê-las está nas nossas.
Não sei quantos dos meus amigos lerão esse texto de hoje, sei que os que lerem e quando lerem, saber-se-ão aqui descritos. Porque amigo não necessita explicação.
Por fim, aprendi uma lição sobre amizade e como boa amiga que me considero, quero compartilhar com vocês. Pense em todos os lugares onde já morou, as escolas que frequentou, as cidades para onde viajou, as empresas para as quais trabalhou, os sites que visitou… Agora pense nas pessoas com quem conversou, com quem comemorou, com quem chorou, com quem construiu, com quem teclou… Não, os amigos não foram feitos para estar sempre por perto, mas para ser sempre lembrados. Por que você acha que amizade rima com saudade?


Srta. Marinho

Nenhum comentário: