terça-feira, 28 de outubro de 2008

O choro alivia...e nem sempre é triteza!



Porque choramos? Talvez para desabafar e tirarmos do peito coisas que há muito tempo guardamos. Choramos em conseqüência de dores físicas ou emocionais, de tristeza, de saudade... O choro é uma defesa, que se assemelha ao medo. São reações psicológicas, que nos protegem dos perigos que nos cercam.
É bom chorar. Deitar a cabeça no travesseiro e sentir as lágrimas passeando pelo rosto. O choro incontido lava a alma.
É bom ter com quem chorar. Mas é bom chorar sozinho, em casa. Sem se preocupar com a maquiagem, com o rosto inchado e os olhos vermelhos. Alguns não sabem dizer porque choram. Estranhamente sentem um vazio dentro de si, e as lágrimas caem naturalmente, trazendo no final, uma sensação de conforto, de alivio. Não há explicação... Mas, como é bom!
Chorar no chuveiro. As lágrimas misturadas à água do banho. Mas só é bom chorar quando podemos nos entregar ao choro. Conter os soluços atrapalha. Quando choramos, o mundo parece girar mais devagar. Nos sentimos sozinhos, podemos refletir. Podemos entender o nosso próprio choro.
Choramos a perda de alguém, de algo, choramos uma dor, uma angústia, um pesadelo. Choramos um susto, um medo, um desespero. Choramos um filme, um comercial. Choramos por tudo, ou por nada. Choramos por querer, ou por não mais querer. Choramos de saudade, choramos por não gostar mais. Choramos pelas dúvidas e depois choramos quando encontramos as respostas.
Sou uma dessas pessoas. Sinto-me leve após o pranto. E não necessariamente preciso estar triste para que isso aconteça. Enchem-me os olhos os momentos de felicidade e de pura realização, mesmo que momentâneos. Afinal, de que é feita a vida nessa terra de provações, senão de alegrias passageiras?
É bom chorar. Depois das lágrimas o sorriso fica mais radiante. Assim espero!
Srta. Marinho
P.S.: E a quem interessar meu choro últimamente tem sido de emoção. Emoção pela alegria plena que está por vir...rs.

Nenhum comentário: