domingo, 5 de outubro de 2008

ELEIÇÃO x DEMOCRACIA


A pouco mais de 5h o Brasil dará início a mais uma votação. Dessa vez vamos eleger os novos gestores municipais. Na verdade vamos eleger os mesmo, porque há séculos a política brasileira não muda, não se renova...
Já tem algum tempo que a política não me atrai, não me chama atenção como a 4, 5 anos atrás. Não vejo mais as eleições como uma 'festa da democracia'. Afinal de contas, que democracia é essa que nos obriga a votar? Que nos faz guardar todo e qualquer comprovante de participação das últimas eleições porque caso contrário isso nos prejudicará ao passarmos em algum concurso, por exemplo. Muito bem, antes que os mais exaltados levantem criticando esse novo texto, acredito que não preciso lembrá-los que sou uma pessoa politizada. Política (partidária e estudantil) foi a minha cachaça por quase 10 anos, mas hoje, nossa, hoje é algo que não suporto.
Sei que lutamos por anos para acabar com uma ditadura militar no Brasil, para termos os direitos de cidadãos respeitado, principalmente através do voto... Pois bem, não estou desmerecendo ou desrespeitando tal luta, tal conquista, mas acho que nos cabe uma reflexão. Para a maioria dos brasileiros, a política só é lembrada quando chegam as eleições, porque somos obrigados a votar ou justificar nossa ausência nas urnas. Como disse anteriormente, vivi política uma boa parte da minha vida, hoje não suporto. Na verdade até me enoja um pouco. Um pouco não, muito! Deixei de acreditar na política, e lógico que nas pessoas que a fazem também. Sou romântica e idealista, e durante muito tempo acreditei na política e nas tais pessoas, como agentes transformadores capazes de mudar o país para melhor. Pessoas que podiam, através do poder público mudar sociedades, realidades, estatísticas...para melhor.
Acreditei que o voto era uma arma, o poder que transforma a vida das pessoas. E realmente é! O problema é que as pessoas que, infelizmente, elegemos, independente de partido, usam o nosso voto em benefício próprio. De concreto para a 'nação brasileira' nada é feito. Vou votar amanhã, mas vou porque sou obrigada. Sei quem são os candidatos e não sinto vontade, tão pouco confiança em votar em nenhum deles. Pior que estou com medo de votar branco ou mesmo anular meu voto. Não vou ficar bem se assim o fizer. Pensei em viajar, pra lá de longe justificar... Sei que muitos vão seguir com protestos de que é um absurdo eu pensar e agir assim, e que 'nós fazemos política até na hora em que vamos comprar um pãozinho na padaria'... De fato, fazemos política até na hora de comprar o bendito pãozinho, mas lá na padaria pelo menos eu sei que o meu dinheiro vai servir para que o padeiro pague seus funcionários, impostos, invista em seu negócio, na qualidade de seus serviços, produtos, etc. Enquanto na política, eu pago e não vejo o retorno do meu dinheiro. Nem obras, nem em benfeitorias para os mais carentes... Infelizmente no Brasil, política virou algo banal. Meio de ganhar publicidade e dinheiro fácil. Prova disso que estou falando é só dar uma olhada nos candidatos que nos apresentam. Tem de tudo, de ex-rainha do rebolado, a rei do brega, sem esquecer as celebridades instantâneas que fora da mídia precisam tentar subir no ibope que nunca tiveram. Preciso mesmo falar dos velhos caciques de sempre, os da esquerda e os da direita, os 'democráticos' e 'socialista'? Não, com toda certeza não! No fundo todos lobos capitalistas que querem mamar nas 'tetas' do povo brasileiro e aparecer bonito nas fotos dos jornais fingindo que estão trabalhando em prol de seus munícipios, estados... Em prol da população que confia, que acredita e se obriga a votar.
Tenho ainda a romântica e idealista esperança de que um dia o voto no Brasil deixará de ser democraticamente obrigatório. Só quando isso acontecer estaremos fazendo uma política verdadeira, justa, igualitária e democrática. Enquanto isso vou tentar dormir e tentar 'sonhar' com o que fazer com o meu voto, afinal de contas, com candidato certo ou não, sei que ele será em vão. Espero que vocês estejam menos perdidos que eu! Espero que tenham uma ótima eleição e tenho certeza que, independente, dos candidatos em que vão votar, alguém vai ganhar e dará uma festa bacana pra comemorar. Perde teu voto, mas aproveita a festa, até porque é você mesmo quem está pagando por ela.
Srta. Marinho

Nenhum comentário: