sexta-feira, 10 de outubro de 2008

AS INCRÍVEIS LISTAS...



Sempre adorei escrever! E por essa razão, tenho o hábito, desde a adolescência, de guardar velhos cadernos, agendas, pedaços de papéis, folhas... Não por gostar de ter os armários e gavetas entupidas de cadernos, agendas, papéis que, aparentemente, não tenham mais utilidades, por que no fundo têm e muita, e estão todos organizados. Mas vez ou outra remexo nesses pequenos tesouros e descubro grandes ‘relíquias’ que escrevi, anotei, rascunhei, rabisquei, esbocei em distintas fases da minha vida. Além de me divertir, me emociono cada vez que faço isso. É uma incrível volta ao passado, a fases que passei e vivenciei todas de forma bem intensa.
Numa dessas sessões nostalgia a qual me propus dia desses, descobri em alguns cadernos a sessão das “incríveis listas”. É isso mesmo, listas. Descobri que todo mundo adora listas... Tive uma época, que durou um tempo considerável, em que eu fazia as ‘incríveis’ listas. Eram listas das coisas que eu faria correspondentes a cada novo ano de vida, essa durou dos 16 aos 25 anos. Uma vez, na época do cursinho, eu e Carol fizemos a ‘INCRÍVEL LISTA DO HOMEM PERFEITO’. Na verdade montamos um frankstein com as características de garotos do nosso convívio, de fora mesmo só a voz de William Bonner que demos ao nosso monstrinho. Lógico que não demorou muito tempo (graças a Deus) para descobrirmos que não existe esse tal homem perfeito, só os distintos cavaleiros errantes que inventamos de amar.
Teve também a INCRÍVEL LISTA DAS 100 COISAS QUE EU DETESTO, e como conseqüência a INCRÍVEL LISTA DAS 100 COISAS QUE EU AMO... Lembro também dos velhos tempos de revista CAPRICHO. Sim, eu fui uma adolescente que lia e colecionava CAPRICHO, mas essa fase é história para um outro texto. Dos tempos de CAPRICHO, teve uma campanha sobre AS 100 RAZÕES PARA AMAR O BRASIL, e incentivavam as leitoras da revista a criarem suas próprias listas. Claro que fiz a minha e fui além, fiz também a lista das 100 RAZÕES PARA AMAR PERNAMBUCO.
Mas nem só de listas ilógicas, embora na época em que foram escritas me fizeram completo sentido, eu vivi. Tiveram também as listas de livros que li, de filmes que assisti, de músicas que ouvi, de CD’s que eu comprei, de shows que fui, de viagens que fiz...
No fundo senti até uma certa saudade de escrever as minhas ‘incríveis listas’. Hoje continuo envolta em meio a listas... de supermercado, de médicos para fazer check-up, de materiais para preparar, de coisas para fazer. Em razão disso, resolvi editar algumas dessas listas e publicá-las. Até mesmo fazer comparações de antigas listas com outras atuais. Será que meus gostos mudaram, melhoraram, pioraram...? O quanto será que eu mudei pelos meus gostos? Confesso que me impressionei com as surpresas as quais me deparei folheando velhos cadernos e relendo essas listas.


Srta. Marinho


P.S.: Em breve vocês terão o prazer de ver velhas e novas listas publicadas.

Nenhum comentário: