quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

VÍCIOS DA ALMA (11)



ILUSÃO. [Do lat. illusione.] S.f. 1. Engano dos sentidos ou da mente, que faz que se tome uma coisa por outra, que se interprete erroneamente um fato ou uma sensação; falsa aparência: ilusão de óptica; ilusão; auditiva; “Que ilusão, viajar! Todo o planeta é zero.” (Antônio Nobre, Só, p.92). 2. Sonho, devaneio, quimera. 3. Coisa efêmera, passageira. 4. Logro, burla, engano. 5. Psiq. e Psico . Percepção deformada de objeto (3). ... Dicionário Aurélio.
VÍCIOS DA ALMA (12)


DESILUSÃO. [De des- + ilusão.] S.f. Ato ou efeito de desiludir (-se); desngano; decepção. ... Dicionário Aurélio.
ILUSÃO... esta palavra me persegue. Quem é que nunca se iludiu? Gostaria de conhecer essa pessoa!
Eu vejo a ilusão como algo que crio sobre uma pessoa, ou melhor, vejo numa pessoa aquilo que quero ver e não a realidade. Pois é esta coisa (não encontro melhor descrição) que me faz sonhar alto, bem alto, e depois me faz cair. E a queda é grande! A essa queda eu dou o nome de DESILUSÃO.
A meu ver, depois da ilusão vem sempre uma grande desilusão. Pelo menos é o que acontece comigo. Iludo-me com alguém, acho que tudo o que eu desejo é possível e depois nada corre como eu quero.
Prova disso é este blog, tenho a grande sensação que tudo o que escrevo apesar de constituir uma verdade, é a verdade que eu quero ver, não a real. Tudo o que está aqui não passa disso mesmo, parágrafos, frases, palavras, letras...
"Carta ao moço que mora longe" ou “Carta ao homem incrível...”, dois posts que, agora, acho que não deveria tê-los escrito. Fui precipitada! Afinal de contas as pessoas em questão, parecem, já nem se importar com que eu lhes digo ou sinto. Ou vai ver nunca se importaram e eu, dentro da minha ilusão (sempre ela!), não percebi. Por trás desses posts estão uma lições de vida, mais umas... Apesar de, na altura em que os escrevi, ter plena certeza de que era aquilo que queria escrever. Agora que os leio novamente, consciente da realidade, sei que são insignificantes.
Neste momento, estou vivendo num misto de ilusão e desilusão. Por um lado, gosto da ilusão de quanto estou perto ‘daquele alguém’ tão importante, e por outro sinto uma imensa desilusão por cada vez mais achar que ‘esse alguém’ é uma ilusão que simplesmente não vai passar para a realidade.
Neste momento acho que precisava desabafar com alguém, não me refiro a todos os leitores do blog e aqueles que tão prontamente comentam sobre tudo o que escrevo. Sem desmerecê-los, claro! Mas, estou me referindo a alguém que me conhecesse (tão bem) e que pudesse, apenas, me ouvir. Tenho receio de o fazer, e vão inevitavelmente criar (maus) juízos. Tenho medo que me iludam ainda mais.
E a quem interessa... Sim, eu estou ÓTIMA!
Thalita Marinho

Nenhum comentário: