quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

VÍCIOS DA ALMA (10)


RAIVA. [Do lat. *rabia, em vez de rabie.] S.f. 1. Med. Doença infecciosa, virótica, que acomete o sistema nervoso central e incide em mamíferos, sendo os silvestres os que constituem o grande reservatório, e o homem e, até certo ponto, os animais domésticos, hospedeiros acidentais na cadeia infecciosa. [O período de incubação, no homem, vai de 20 a 60 dias. Sin.: rábia, hidrofobia, mal, moléstia, danação.] 2. V. coléra (1): “Patrão ficou desatinado de raiva.” (Afonso Arinos, Pelo Sertão, p. 167) 3. Ódio, ira, rancor: Uma raiva surda roia-lhe o peito. 4. Grande aversão; horror: A criança tomou raiva ao estudo: “Dera para ter raiva do marido. Não podia vê-lo, que se arrepiava de nojo.” (José Lins do Rego, Meus Verdes Anos, p. 332). 5. Prurido produzido pela dentição nas crianças. 6. Espécie de biscoito. ... (Dicionário Aurélio)

Raiva... Nos últimos dias fui acometida por um enorme sentimento de raiva, desprezo. E não, necessariamente, o que foi dito que me irritou, mas o que percebi no meio dessa conversa toda, nas entrelinhas.
É vergonhoso, sinto-me enojada da capacidade que algumas pessoas têm de mentir, fingir, dissimular...principalmente sentimentos. Sou uma das pessoas mais complicadas que eu conheço, mas tenho a consciência limpa em saber que não prejudico, ou magoou, as pessoas simplesmente pra ver meus desejos e ego serem satisfeitos. Como já disse em outras oportunidades, não sou santa, mas meus pecados diante tanta prepotência são tão pequenos...
Sou do tipo que quando gosto de uma pessoa, gosto mesmo, de verdade, involuntariamente. Mas quando deixo de gostar... Ah meu bem, esquece! Provavelmente você já “morreu” pra mim. Meio radical? Nem tanto. Acho que minha tolerância é até grande demais. Não me convide à entrar na sua casa se não sou bem-vinda. Meio óbvio isso, não é? E acredito que a máxima deve valer também para nossa vida pessoal.
Pois é, mas nem todo mundo pensa assim.Tem pessoas tão falsas que mudam toda uma situação visando o seu lá na frente. Não suporto mentiras, o tipo de mentira apenas para proteger os seus sentimentos e ferrar os dos outros. E claro, sem pensar nas conseqüências que isso pode acarretar na vida do outro. Acredito que a verdade SEMPRE é o melhor, mesmo que cause imensa dor. Por favor, não façam mais isso comigo. Com toda certeza, um "botão" acelerador do meu limite de tolerância será ativado.
Mas ainda me assusta a incrível maneira como algumas pessoas tentam mudar, mexer com a cabeça, o coração de outras e não conseguem nem "consertar” a própria. E ainda tem aquelas que possuem a surpreendente capacidade, tendência de azucrinar a vida dos outros. Falta profunda do quê fazer, só pode ser isso! É...viva o egocentrismo!
Thalita Marinho

Nenhum comentário: