quarta-feira, 16 de junho de 2010

Enfim, A COPA...


(Capa do jornal FOLHA DE PERNAMBUCO em 15.06.2010)

Desde o dia 10 de junho que o mundo respira a COPA DO MUNDO DE FUTEBOL. São 32 seleções lutando, correndo, suando a camisa por uma taça, uma conquista que os coloca no ‘topo’ do mundo... A expectativa é grande, milhões de olhos grudados na TV vendo partida a partida, acompanhando jogo a jogo. Nenhuma estréia foi mais aguardada e esperada que a da Seleção Brasileira de Futebol. Enfim a PÁTRIA DE CHUTEIRAS NO PÉ estreou!

A cada novo mundial é sempre a mesma expectativa, os mesmos comentários, as mesmas apostas... Nós, torcedores, aparentemente nunca estamos satisfeitos com a convocação, com o técnico, com alguns amistosos na fase de preparação. Sempre temos algo a reclamar, a criticar, a cobrar. Mas a casa está enfeitada, torcida ‘uniformizada’, muitos enfeites e adereços, tudo devidamente verde e amarelo. E claro, a crença e fé, inabaláveis, na seleção!

O mundo espera o momento da Seleção Canarinha entrar em campo, mostrar a que veio e convencer. Torcida em festa, bolsas de aposta em polvorosa, adversários temerosos... Jogando bem ou mal, a camisa verde e amarela há muito causa medo e impõe muito respeito a seus adversários. E isso é lindo de se ver! O orgulho quando o time entra em campo, os olhos cheios de lágrimas ao ouvir o hino nacional sendo tocado, o coração acelerado quando o juiz apita o início da partida...

A respiração parece parar enquanto a bola rola, cada vez que nos aproximamos do gol adversário (sim por que quando a seleção entra em campo, entramos todos juntos), é um nervoso que dá... A bola parece não entrar, tem sempre alguém para dizer que o time está errado, que o técnico foi burro ao convocar e mais ainda ao escalar o time. De repente, quase como mágica, a bola entra e se ouve, como um grande eco, 192 milhões de gritos em meio a sorrisos e, quiçá, algumas lágrimas, 'vuvuzelas' ensurdecedoras ditando o ritmo... Pronto, lá se foram as críticas, as falhas, o medo e então entendemos o real sentido da camisa verde e amarela com suas 5 estrelinhas reluzentes, o respeito que ela impõe e o orgulho que dá de vesti-la.

GOOOOOL do Brasil... Enfim, a copa começou!

Srta. ‘torcedora’ Marinho

Nenhum comentário: