quinta-feira, 8 de maio de 2008

EU, FERNANDO PESSOA e OS SEM TALENTO... (ou CARTA A QUEM SE INCOMODAR)



Outro dia recebi um e-mail de uma pessoa que depois de ficar fuçando (sabe-se lá porquê?) minha vida no orkut e totalmente incomodada por que deixei claro que não estava gostando, ‘roubou’ um texto que escrevi (em especial) e publiquei aqui no blog. Pior que ainda teve a arrogância de perguntar quem eu achava que era já que até os textos de Fernando Pessoa são copiados. Sem querer essa tal pessoa elevou o meu ego. É, elevou mesmo, porque me fez comprovar uma coisa que eu, modéstia a parte, já sabia. De fato, assim como Pessoa, eu escrevo muito bem! Tão bem que o que escrevo, além de repercutir, chega a ser ‘roubado’ e publicado por quem não tem talento para tal. Viva eu e Pessoa, que seremos imortalizados por pessoas desprovidas de aptidões tão nobres. Mas por que estou revelando, escrevendo tudo isso agora? Vocês devem estar se perguntando. Pois bem, resolvi escrever para responder a esta pessoa e deixar bem claro quem eu sou, caso ela ainda tenha alguma dúvida.

* * *

Quem escreve? Sou Thalita Marinho, taurina do dia 25 de abril, estou na casa dos 20 e poucos anos, pernambucana nascida, criada e vivendo em Recife. Sou a personificação da manha e da teimosia, dizem que sou a melhor tradução da mulher de fases. Tenho dois trabalhos completamente distintos... Trabalho em algo extremamente humano que me exige paciência, discernimento, iniciativa, sabedoria, liderança e mais paciência, mas ainda assim tenho a mente inexata e subjetiva sempre, exceto na hora de dar uma aula e falar da matéria que domino. Adoro animais, domesticados e selvagens, os grandes e os pequenos, os irracionais e os racionais. Desde cedo leio, leio muito, gosto de viagens, desvendar mundos e pessoas. Sorrio bastante, mas tenho momentos de irritação, como costumo dizer, meu humor depende do vento que pego ou da fase da Lua. Acordo bem, mas se pegar um “vento virado” ou uma Lua minguante posso ficar insuportável. Tenho muitos conhecidos, sou muito sociável, mas tenho poucos amigos em quem confio. Tenho duas irmãs de sangue e dois irmãos por escolha e afinidade de alma. Um sobrinho lindo, divertido, auto-suficiente e inteligente. Tenho pai e mãe de quem sou uma mistura. A explosividade e independência materna adicionado ao ar “blasé” e sabedoria paterna. Quero “ter filhos, nosso apartamento, fim de semana no sítio, ir ao cinema todo domingo com você do meu lado...” Tenho uma caixa onde guardo cartas, fotos e lembranças. Adoro comer, dançar, falar coisas profundas e bobeiras. Não vivo sem música e livros. Adoro rir entre amigos. Já fiz loucuras de amor. Gosto de dias frio e praia com chuva. Às vezes gosto de sair pra badalar, às vezes gosto de ficar quieta em casa “morcegando”, deitada olhando pro teto e pensando na vida, ou em frente ao computador. Não gosto de usar bolsa preta com sapato marrom, adoro saia com camiseta e salto. Nunca sofri grandes dramas pessoais, somente algumas decepções emocionais. Já chorei por alguém, já sorri com alguém, já amei e não fui correspondida, já fui amada e não correspondi, já sofri um acidente sério em que praticamente sai ilesa. Acredito em Deus, rezo, adoro céu azul, noites estreladas e sentir a chuva batendo no corpo. Tenho amigos distantes. Estou completamente apaixonada! Por fim, sou curiosa, amiga, extremamente sincera (até demais às vezes), complicada, impaciente, às vezes egoísta, exigente, amorosa, divertida, tenho bom coração, choro por qualquer coisa desde um cachorro abandonado, gente sofrendo, até fim de filme triste... Sarcástica e irônica, sempre a querer saber de tudo, sempre a querer ter respostas, sempre a ter um POR QUE em mente. Plagiando Clarice (Linspector), EU SOU UMA PERGUNTA, ainda sem resposta. Sou um pouco dramática e de extremos. Posso estar tristíssima agora e no minuto seguinte estar me sentindo ótima. Zangada agora e de bem em dez minutos... Acho que sou um tanto comum, mas no fundo incomum demais, por isso não me compare. Defendo e protejo meus princípios e valores. Não gosto de ser subestimada! Minha inteligência e competência estão bem acima da média, e sei que isso incomoda muita gente. Meu talento também. Tenho uma família incrível e incomum, amigos que não troco por nada e um homem incrível que espero que saiba o quanto o amo. Nunca traí, já fui traída diversas vezes. Protejo por amor...
Enfim, escrevi muito e não disse nem um por cento do que sou. Mas ainda acho que o que escrevo me desvenda um pouco. Então...LEIA-ME!
Thalita Marinho
P.S.: Texto escrito, originalmente, em 04 de abril de 2008.

Nenhum comentário: