quinta-feira, 6 de julho de 2006

VÍCIOS DA ALMA (5)


DECEPÇÃO. [Do lat. deceptione.] S.f. 1. Malogro de uma esperança; desilusão; desengano; desapontamento. 2. Surpresa desagradável; desapontamento. 3. Contrariedade, desgosto: Você só me dá decepções. ... (Dicionário Aurélio)
Decepção...vem principalmente quando não espero ou quero! Tá tudo bem! Vai ver que é assim pra todo mundo. Sentimento ruim esse, vem sempre quando estamos distraídos ou mesmo muito empolgados a espera de algo grandioso. Tenho me decepcionado com muita facilidade, com as coisas, com os sentimentos, com as pessoas... Eu confio demais, acredito demais, espero demais e quando as coisas não saem como eu espero a decepção vem fácil. Gostaria que não fosse assim! Mas sei que não são as pessoas que precisam mudar, na verdade sou eu. Talvez se eu deixar de ser mais otimista em relação a tudo ajude.
Nos últimos meses me decepcionei com quase tudo, com a política, com a profissão, com a faculdade, como o movimento estudantil, com algumas amizades, com meu coração e, agora recentemente, até com a seleção canarinha. A pátria de chuteiras? Não! Talvez chuteiras, sem pátria. Por quase um mês todos nós esquecemos a roubalheira da política, a eficiência e terror do PCC, as altas taxas de juros, os inúmeros impostos...todo mundo vestido de Brasil. Até que, em 90 minutos, veio a decepção total. Paramos todos, mais de 180 milhões de brasileiros, perplexos diante de televisores, muitos desses comprados em várias prestações só para ver a copa, o quadrado mágico...magia de araque. Quem sabe daqui a alguns dias o Mister M não aparece no Fantástico mostrando como fomos iludidos pelo quadrado mágico? E porque será que precisamos da copa para lembrarmos que somos brasileiros? Porque não reagimos aos desmandos de nossa política da mesma forma que reagimos com a eliminação por 1x0 na copa do mundo.
Devíamos reagir, como fizemos nos aeroportos do Rio e São Paulo, como fizemos na saída dos jogadores e comissão técnica na Alemanha. Devíamos nos vestir de Brasil e irmos todos, de braços dados, para a porta do congresso nacional, para a rampa do Planalto, para as sedes das administrações estaduais e municipais. Vamos lá dizer que não estamos gostando dessa política ‘comprada’, que assim como no futebol vem de maneira apática. Eles estão com os milhões nos bolsos, dando festas como se nada tivesse acontecido, num altar onde nós os colocamos como semi-deuses. A copa terminou, as eleições são daqui a 3 meses e nós vamos participar, acreditar e nos acomodar. Quanta decepção estampada nação. Mas tem nada não. Prometemos que agora tudo vai ser diferente, mas daqui a 4 anos a maioria de nós vai estar vestido de Brasil torcendo por mais uma seleção brasileira estrangeira, é, porque a nossa pátria de chuteira vive em outra nação, nem sabe mais o que é feijão e recebe seus salários em euros.
Bem, não sei vocês mas eu já me decidi. Na próxima eleição eu voto nulo e agora só torço pra França. Au revoir!

Thalita Marinho
continua...

Nenhum comentário: