quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008



É DE FAZER CHORAR

(Luiz Bandeira)


É de fazer chorar

Quando o dia amanhece

E obriga o frevo a acabar

Óh quarta-feira ingrata

Chega tão depressa

Só pra contrariar


É de fazer chorar

Quando o dia amanhece

E obriga o frevo a acabar

Óh quarta-feira ingrata

Chega tão depressa

Só pra contrariar


Quem de fato

Um pernambucano

Espera um ano

E se mete na brincadeira

Esquece tudo quando cai no frevo

E no melhor da festa vem a quarta-feira




E CHEGOU A QUARTA-FEIRA...

Como diz o frevo de Luiz Bandeira, ‘É de fazer chorar/ Quando o dia amanhece/ E obriga o frevo a acabar’... Por que será que tudo que é bom dura pouco? O poetinha diria que dura o tempo necessário para se tornar inesquecível. E, de fato, não vai ser possível esquecer esses mais de quatro dias, bem mais, de folia que quem esteve por Pernambuco pôde vivenciar.
Frevo entoados em alto e bom som, caboclinhos elétricos, tambores fazendo o coração o pulsar acelerado...e a alegria. Ah a alegria! Contagiou todo mundo, foi impossível ficar parado. Só a diversidade do carnaval de Pernambuco torna isso possível. A originalidade das fantasias, que levaram famílias inteiras a brincar nas ruas, grupos animados com instrumentos de percussão fazendo com que todos pulassem, o contentamento de ver os blocos, troças, orquestras se aproximar. Teve atração pra todo gosto! Todo mundo se sentiu agraciado!
A data continua me atraindo e despertando o meu lado observador. É divertido e, por que não, lindo ver o comportamento das pessoas. A alegria sendo extravasada através de uma risada, uma fantasia, uma canção, um passo, um beijo, um abraço...uma máscara. Continuo achando que algumas pessoas esperam a data chegar para tirar a máscara que usam durante todo o ano e cair na folia. E estão mais do que certas, têm mais é que aproveitar...
Por aqui eu tive muito o que observar e me diverti um bocado. A dimensão que o carnaval de Pernambuco ganhou foi grandiosa, mas ainda não chega aos pés do que realmente merece. Um dia a gente chega lá!
Mas a danada da quarta-feira chegou, ingrata que só ela... E de novo, foi lindo ver a orquestra arrastando a multidão que teimava em esticar o carnaval pelas ruas. Agora é hora de voltar à rotina, sentir a pressão do ano novo começar de verdade e esperar... É, esperar, por que no dia 20 de fevereiro de 2009 começa tudo de novo.


Thalita Marinho

Nenhum comentário: